Brasileira de 7 anos que ganhou concurso de beleza no Peru sofria bullying na escola por causa do cabelo, revela pai
16/10/2025
(Foto: Reprodução) Goiana de 7 anos vence concurso de miss mirim no Peru
A goiana Maria Heloísa Matos, de 7 anos, que venceu o concurso de beleza Miss Mirim Dreams Internacional, realizado em Arequipa, no Peru (veja o vídeo acima), sofreu bulliny no colégio antes de começar a desfilar em uma escola onde estudava em Goiânia. Segundo a família, Maria começou a desfilar há cerca de um ano.
✅ Clique e siga o canal do g1 GO no WhatsApp
Em entrevista ao g1, o pai da miss, Leandro Mattos, contou que antes de entrar no mundo dos concursos a filha era excluída das brincadeiras por colegas de sala devido à cor da pele e do cabelo cacheado.
Maria precisou ser trocada de colégio porque não queria estudar na instituição.
“Dizia que a aula não foi legal porque alguns colegas não queriam brincar com ela. Criança não tem preconceito, isso é ensinado”, contou Leandro.
No novo colégio, após ganhar a primeira competição, a recepção passou a ser diferente e a menina foi abraçada pelos colegas.
Miss mirim vencedora de concurso
Arquivo pessoal/ Leandro Mattos
Importância do concurso
Na visão da família, os concursos ajudaram a transformar a autoestima de Maria, que antes de começar a desfilar pedia para a mãe alisar o cabelo porque as crianças do antigo colégio não gostavam dele cacheado.
LEIA TAMBÉM:
Brasileira de 7 anos se emociona ao vencer concurso de beleza no Peru
Enfermeira denuncia que sofreu racismo de diarista após reclamar de faxina: 'Chata porque é de cor'
Casos de racismo mais do que triplicaram em Goiás e estado tem o maior crescimento do país, diz Anuário de Segurança
“A gente precisou mostrar fotos de mulheres com o cabelo cacheado, miss, atrizes e outras pessoas famosas para ela entender que o cabelo dela é lindo”, disse o pai.
Leandro contou que agora a filha não precisa de validação para se sentir bonita e entende a beleza das próprias características. Para ele, o cabelo da menina é o grande destaque, “Hoje ela tem muita autoestima”, afirmou.
Miss goiana sofre preconceito por conta do cabelo, em Goiás
Arquivo pessoal/ Leandro Mattos
De Goiânia ao Peru
A menina chegou à etapa internacional após vencer uma competição realizada em Goiânia, em abril, que garantiu sua vaga para representar Goiás e o Brasil.
A família viajou alguns dias antes da competição, já que Arequipa fica a mais de 2 mil metros de altitude.
O concurso teve três dias de desfiles nos quais as candidatas foram avaliadas com três trajes diferentes: vestido de gala, roupa de princesa e traje típico. Para representar Goiás, Maria desfilou com um figurino de boiadeira. A final aconteceu no domingo (12), quando a goiana foi coroada campeã.
Leandro disse que ficou muito emocionado ao ver a filha receber a coroa.
“É um orgulho muito grande”, contou.
Maria começou a participar de desfiles depois que o pai assistiu a um evento de moda infantil. Fora das passarelas, ela é estudante e sonha em trabalhar na TV.
📱 Veja outras notícias no g1 Goiás.