Câmara de Araçatuba tem renovação de 73% e vereadores mais jovens a partir de 2025
10/10/2024
Dos 15 vereadores que ocupam uma cadeira no executivo, quatro foram reeleitos; 11 serão substituídos. Câmara Municipal de Araçatuba (SP)
Reprodução / TV TEM
Após as eleições de domingo (6), a Câmara de Araçatuba (SP) ganha uma nova composição com renovação de 73% na próxima legislatura. Dos quinze vereadores que ocupam uma cadeira no legislativo, somente quatro foram reeleitos, e 11 serão substituídos.
📲 Participe do canal do g1 Rio Preto e Araçatuba no WhatsApp
Outra mudança é que, a partir de janeiro, a cidade terá mais vereadores de direita e centro-direita; somente um de centro-esquerda se elegeu.
Em 2025, a Casa de Leis será mais jovem. A faixa etária média entre os parlamentares caiu de 53 para 49 anos.
A socióloga Vera Smolentzov explica, em entrevista à TV TEM, que o resultado das urnas é consequência de uma mudança no perfil dos eleitores.
“Eu vejo um recado claríssimo: Olha, estamos querendo pessoas novas porque estamos insatisfeitos com os outros. São vereadores jovens na experiência e jovens, também, nas idades. Isso mostra que a população quer renovação de idade, de cara, de tudo..“
Votação em seção eleitoral de Araçatuba (SP)
Reprodução / TV TEM
Com a renovação, oito vereadores vão ocupar a cadeira no legislativo pela primeira vez. Entre eles estão os três mais votados: Pugina (PL) com 5.530 votos, Fernando Fabris (PL) com 3.329 e, Ícaro do Atamor (CIDADANIA) com 3.313 votos.
Entretanto, o resultado da eleição não é baseado somente na quantidade de votos recebidos por cada um dos candidatos. O coeficiente eleitoral, que representa o desempenho de cada partido na votação, é considerado durante a definição dos vereadores eleitos.
À TV TEM, o advogado Pedro Augusto Chagas Junior explica que, diante disso, nem sempre o candidato que recebeu o maior número de votos tem vaga garantida.
“Mesmo se um candidato tiver muitos votos, mas o partido dele e a coligação não atingiu o mínimo do coeficiente eleitoral, ele não consegue se eleger. E outros com menos votos, porém que o partido ou a coligação teve votos suficientes para conseguir mais uma cadeira, acaba sendo eleito na frente.”
Câmara Municipal de Araçatuba (SP)
Reprodução / TV TEM
O número de mulheres para a próxima legislatura permanece o mesmo da atual, com duas representantes. Isso significa que elas representam apenas 30% dos parlamentares.
Dos vereadores eleitos, três são do Partido Liberal (PL), o mesmo do prefeito eleito Lucas Zanatta que vai governar a cidade na próxima gestão.
“Eu acho que essa demanda ideológica, politica ideológica de direira e esquerda, ela não se coloca muito. Porque a população têm problemas graves para resolver no seu dia a dia. E, a sociedade não estava satisfeita com a falta de fiscalização, de participação, de transparência. Isso é fundamental quando se fala em democracia”, finaliza a socióloga.
Câmara Municipal de Araçatuba (SP)
Reprodução / TV TEM
Veja mais notícias da região no g1 Rio Preto e Araçatuba
VÍDEOS: confira as reportagens da TV TEM