Corpos de policiais civis mortos em megaoperação no Rio são velados
29/10/2025
(Foto: Reprodução) Policial civil Rodrigo Cabral, morto na megaoperação nos complexos do Alemão e Penha, é velado
Amigos e parentes dos dois policiais civis mortos durante a megaoperação nos complexos do Alemão e Penha, se despediram dos agentes na tarde desta quarta-feira (29).
Marcus Vinicius Cardoso foi enterrado no Cemitério da Cacuia, na Ilha do Governador e Rodrigo Cabral era velado no Memorial do Rio, em Cordovil, por volta das 15h30.
Corpo de policial morto durante megaoperação é velado
Conhecido como Máskara, Marcus tinha 51 anos e foi promovido ao cargo de comissário da 53ª DP (Mesquita) na segunda-feira (27). Ele entrou para a polícia em 1999.
"Muito muito amigo, vai fazer muita falta. A gente sai de casa, a gente ora, pede a Deus que a gente consiga retornar e até a vontade dele a gente vai se mantendo. Infelizmente é o que temos que fazer. Somos policiais, temos que cumprir nossa missão. Até quando, a gente não sabe", disse um dos amigos do policial presente na cerimônia.
Enterro do policial Rodrigo Cabral
Reprodução/TV Globo
Rodrigo tinha menos de dois meses de polícia. Estava lotado na 39ª DP (Pavuna), delegacia responsável por atuar numa das áreas mais violentas do Rio: os complexos do Chapadão e da Pedreira. Além de policiais civis, policiais rodoviários federais e policiais militares - entre eles o secretário de Polícia Militar Rodrigo de Menezes - compareceram ao velório. Ele deixa uma filha de 10 anos, que estava na cerimônia.
"É um momento de consternação, momento em que temos que amparar as famílias. Fiz questão de estar presente, é um verdadeiro herói", disse Menezes. Dois policiais militares também morreram durante a operação: Cleiton Serafim Gonçalves e Heber Carvalho da Fonseca, ambos do Bope. Segundo Menezes, eles serão enterrados nesta quinta.
De acordo com a Polícia Civil, Máskara e Cabral foram atingidos durante a chegada das equipes do Complexo do Alemão. Ao todo, 121 pessoas morreram durante a operação. Segundo o governo do estado, fora os policiais, todos os outros eram criminosos.
Saiba quem são os 4 policiais que morreram na operação mais letal da história do RJ
Reprodução Globo News
INFOGRÁFICO: veja onde se concentraram os confrontos no Rio durante megaoperação
Arte g1