Criminosos aproveitam período de declaração do Imposto de Renda para aplicar golpes
04/04/2025
(Foto: Reprodução) As vítimas são abordadas via e-mails, mensagens e até por cartas. Jornal Nacional mostrar a complexidade dos golpes. Receita Federal alerta para os golpes envolvendo o Imposto de Renda
A Receita Federal emitiu um alerta sobre as muitas fraudes envolvendo o Imposto de Renda nessa época do ano.
O Alex Telo é um especialista em identificar golpes, perito da justiça. Mas os golpistas do Imposto de Renda não estão nem aí.
Tiago Eltz, repórter: Você recebeu e-mails?
Alex Telo, perito: Sempre a gente recebe de Imposto de Renda.
Repórter: Quantos?
Alex Telo: Eu devo ter recebido pelo menos uma meia dúzia nos últimos dois meses aí.
E a caixa de e-mail dele está como a de grande parte dos brasileiros nessa época do ano: cheia de mensagens de bandidos.
“As quadrilhas pegam, dependendo, cadastros de RGs, banco de dados expostos, e em cima disso eles aplicam golpe”, diz Alex Telo, perito e diretor da Associação de Empresas de Serviços Contábeis - SP.
Criminosos aproveitam período de declaração do Imposto de Renda para aplicar golpes
Jornal Nacional/ Reprodução
E se eles estão atacando milhares, talvez milhões de pessoas ao mesmo tempo, eles precisam estar preparados com páginas falsas para enganar quem clica nos links. E eles estão, como uma empresa de cibersegurança confirmou.
“Só hoje cedo, nós reparamos em torno de 17 registros em uma simples busca. A partir de agora, que nós temos em torno de dois meses até a data final da declaração, dia 30 de maio, nós estamos prevendo que surgirão em torno de 2,5 mil a 3 mil sites durante esse período. Se parece com o site do governo da Receita Federal, mas é um site totalmente falso”, afirma Eduardo Lopes, CEO da Rebelt Security.
O que gera surpresa e deixa as pessoas assustadas é que o site funciona. E dentro da empresa de cibersegurança, em um ambiente super controlado, a equipe do Jornal Nacional fez o que você não deve fazer nunca para te mostrar a complexidade do golpe.
“Botei os meus dados e ele está consultando meu CPF. Está aqui, data de nascimento, meu nome, data de nascimento da minha mãe, o CPF. Aí diz que está em suspensão. Irregularidade fiscal grave detectada”, diz o repórter Tiago Eltz.
Eduardo Lopes: Como qualquer site fraudador, qual é o principal objetivo? Te deixar com medo.
Tiago Eltz: E aí, se eu continuar, gerar DARF de pagamento, que eu tenho que pagar R$ 115,19. Pagamento via PIX e ainda te dá um QR Code para facilitar sua vida. É assustador.
Eduardo Lopes: E lembrando: isso é apenas um de milhares que estão sendo criados diariamente.
Tiago Eltz: O meu dinheiro, eles não levaram.
Com um golpe tão elaborado, tem muita gente que cai. E se você já está vacinado contra golpes online, escuta essa:
“Agora voltou o golpe da carta. A pessoa recebe uma carta com a identidade visual da Receita Federal, com informações dizendo que ela tem pendências na Receita, que ela tem débitos com a Receita”, explica Ricardo Mendes Ribeiro Júnior, supervisor Imposto de Renda - SP.
Então, se a carta é física, se veio no e-mail, no SMS, no WhatsApp, presta atenção: não responde, não clica, e entra no site da Receita - o de verdade.
“Entra com sua conta gov.br e você vai entrar na sua caixa postal. Tem uma caixa postal que tem recados da Receita para você. Se não tiver nada, é porque a Receita Federal não tem nada para falar com você. Agora, se a Receita mandou alguma informação, vai estar lá”, diz Ricardo Mendes Ribeiro Júnior.
LEIA TAMBÉM
Meu Imposto de Renda está disponível: veja como funciona e como fazer declaração pré-preenchida online
Imposto de Renda 2025: veja passo a passo para fazer a declaração pré-preenchida
Imposto de Renda 2025: como declarar renda obtida por 'freelas', trabalho autônomo ou informal?