EUA dizem ter vários argumentos para atacar o Irã, e Trump faz nova ameaça
A porta-voz da Casa Branca, Karoline Leavitt, disse nesta quarta-feira (18) que os Estados Unidos têm “vários argumentos” para justificar um ataque ao Irã. Ao mesmo tempo, o presidente Donald Trump afirmou, em uma rede social, que poderá usar bases militares caso Teerã não feche um acordo.
Estados Unidos e Irã estão negociando um acordo para limitar o programa nuclear iraniano. Teerã afirma que o programa tem fins pacíficos, mas o governo americano teme que o país possa tentar desenvolver uma arma nuclear.
Em coletiva nesta quarta-feira, Leavitt relembrou o bombardeio realizado pelos EUA em junho de 2025, que destruiu instalações nucleares iranianas durante a guerra entre Irã e Israel.
“Há muitos motivos e argumentos que poderiam ser apresentados a favor de um ataque contra o Irã”, disse. “Esse é um tema que o presidente leva a sério. Ele está sempre pensando no que é do interesse dos Estados Unidos, das Forças Armadas e do povo americano.”
Segundo a porta-voz, Trump continua priorizando uma solução diplomática. Ela afirmou, no entanto, que houve pouco avanço nas negociações com o Irã.
Logo na sequência, Trump usou uma rede social para afirmar que o Irã precisa fechar um acordo. Ele disse ainda que os EUA poderão usar bases militares para impedir um possível ataque do que chamou de regime “altamente instável e perigoso”.
O presidente ainda citou nominalmente a ilha de Diego Garcia. A área é um território estratégico no Oceano Índico que abriga uma base militar usada por Estados Unidos e Reino Unido.
No mesmo post, Trump disse ter alertado o primeiro-ministro britânico, Keir Starmer, contra a assinatura de um arrendamento de 100 anos sobre a ilha. Ele escreveu, em letras maiúsculas: “NÃO ENTREGUEM DIEGO GARCIA!”.
*A reportagem está sendo atualizada.FONTE: https://g1.globo.com/mundo/noticia/2026/02/18/casa-branca-diz-ter-varios-argumentos-para-atacar-o-ira.ghtml