Fisiculturista que rompeu tendão durante exercício com 400 kg só voltará aos treinos no fim do ano
28/01/2026
(Foto: Reprodução) Fisiculturista rompe tendão durante treino com 400 kg em academia e passa por cirurgia
O fisiculturista Ranieri Lopes Filho, que rompeu o tendão quadricipital durante um treino de musculação em uma academia de Teresina, voltará aos treinos apenas no fim do ano. Ele ficará fora do campeonato de fisiculturismo, para o qual se preparava, previsto para maio.
Ranieri fazia o exercício leg press com carga de 400 quilos e registrou a lesão em vídeo publicado nas redes sociais. Ao g1, ele contou que os médicos o orientaram a permanecer com a perna totalmente estendida, sem dobrar o joelho, por três semanas.
✅ Siga o canal do g1 Piauí no WhatsApp
Segundo o fisiculturista, que treina há dez anos, o rompimento atingiu o tendão que liga o músculo quadríceps à patela, o que exigiu cirurgia realizada no dia seguinte ao acidente. Durante as três semanas, ele fará fisioterapia com eletroestimulação e exercícios leves para manter a ativação muscular.
“Foi uma dor absurda, mas junto veio a frustração de saber que todo o planejamento para competir em maio foi por água abaixo. A dor do pós-cirúrgico ainda foi pior do que a do acidente”, afirmou Ranieri.
De acordo com o atleta, pessoas que estavam na academia retiraram os pesos e prestaram os primeiros socorros. Pessoas que treinavam no local acionaram uma ambulância, que o encaminhou para um hospital privado, onde ele passou por avaliação médica e, posteriormente, pela cirurgia.
A recuperação completa deve ser longa. Ranieri destacou que a previsão é de voltar a andar normalmente em alguns meses e, no fim do ano, retomar os treinos de perna de forma leve.
Fisiculturista rompe tendão durante treino com 400 kg em academia e passa por cirurgia no Piauí
Arquivo pessoal
VÍDEOS: assista aos vídeos mais vistos da Rede Clube