Foto mostra tempestade de raios no Rio do alto da Vista Chinesa; veja o antes e o depois
02/02/2026
(Foto: Reprodução) Fotógrafo Marcello Cavalcanti registrou os raios no Rio no domingo (1º)
Marcello Cavalcanti/Arquivo pessoal
Uma foto impressionante mostra uma sequência raios atingindo e iluminando o Rio de Janeiro durante a tempestade de domingo (2).
O fotógrafo Marcello Cavalcanti subiu o Horto até a Vista Chinesa e registrou ao menos três descargas caindo mo mar e iluminando – como um flash de máquina fotográfica – toda a Zona Sul da cidade, inclusive o Cristo Redentor e a vegetação do Parque Nacional da Tijuca.
"Fiz algumas fotos de casa e esperei a tempestade se afastar um pouco da Zona Sul para finalmente ter segurança para tentar essa foto fora de casa, por volta das 10 da noite. Montei o equipamento e fiquei dentro do carro observando o espetáculo", contou o fotógrafo.
"Já chovia muito pouco, deixei apenas uma camisa em cima da câmera e tripé. Até então, apenas alguns raios pequenos, pois a tempestade já estava se afastando. De repente, um clarão absurdo, que durou longos 2 segundos e iluminou toda a cena, a mata, tudo ao meu redor! Uau! Corri lá na câmera rezando para ter captado e.. bingo 🎯", explicou Cavalcanti.
Initial plugin text
Mortes em temporal
Chuva provoca duas mortes naRegião Metropolitana do Rio
A cena digna de um quadro, no entanto, veio com o temporal que causou mortes no Grande Rio (leia aqui e veja na reportagem acima). Nesta segunda (2), há mais previsão de pancadas de chuva.
📱Baixe o app do g1 para ver notícias do RJ em tempo real e de graça
Cliques do Vidigal
O fotógrafo Igor Albuquerque também registrou uma sequência de raios perto caindo no mar da cidade. Da janela da própria casa no Vidigal, ele clicou raios que parecem atingir a região das Ilhas Cagarras, que ficam a cerca de 5 quilômetros da costa de Ipanema.
Do Vidigal, fotógrafo registou raios caindo no mar do Rio
Igor Albuquerque/@olhardecria
Do Vidigal, fotógrafo registou raios caindo nas Ilhas Cagarras
Igor Albuquerque/@olhardecria
Do Vidigal, fotógrafo registou raios caindo no mar do Rio
Igor Albuquerque/@olhardecria
Do Vidigal, fotógrafo registou raios caindo no mar do Rio
Igor Albuquerque/@olhardecria
Do Vidigal, fotógrafo registou raios caindo no mar do Rio
Igor Albuquerque/@olhardecria
Temporal com alagamentos
Depois de um dia de forte calor, o Grande Rio teve registros de chuva em várias regiões, principalmente na Zona Norte da capital e na Baixada Fluminense.
Na Ilha do Governador, algumas vias tiveram bolsões e pontos de alagamento.
A cidade teve temperatura mínima de 21,9 °C em Jacarepaguá e máxima de 39,5 °C na Marambaia, o que fez com que o Centro que Operações decretasse o segundo nível do Protocolo de Calor (Calor 2) às 10h20 deste domingo.
No fim de tarde, o tempo começou a mudar e nuvens carregadas podiam ser vistas em vários bairros, sobretudo na Zona Norte.
De acordo com o Sistema Alerta Rio, entre 19h45 e 20h, houve registro de chuva forte na estação de Guaratiba (10.2mm), na Zona Sudoeste. Na Ilha, entre 19h30 e 19h45, houve registro de chuva moderada na Ilha do Governador (6.0mm).
Também foram registradas quedas no fornecimento de energia elétrica em bairros como a Ilha e Gávea, na Zona Sul. Na Baixada, houve queda de luz também em Duque de Caxias, onde também choveu muito forte.
Alerta em celulares
Por volta das 20h27,a Defesa Civil enviou um alerta de Registro de Chuva Forte nos celulares. "Atenção as orientações da Defesa Civil e Centro de Operações Rio. Busque Local seguro - emergência 199, 193", disse o texto.
Veja os vídeos que estão em alta no g1
O Centro de Operações e Resiliência da Prefeitura do Rio (COR-Rio) informou que o município do Rio de Janeiro entrou no Estágio 2 às 20h20 deste domingo, devido a registros de chuva e vento forte.
Alerta enviado pela Defesa Civil nos celulares
Reprodução
Tempo fechando no Rio visto da Ponte Rio-Niterói
Luana Longo/Arquivo Pessoal
Veja os vídeos que estão em alta no g1