Garimpeiro é preso com 1 tonelada de minério e maquinário de garimpo em fazenda próximo à Raposa Serra do Sol
05/02/2026
(Foto: Reprodução) Entenda o que é cianeto e os riscos para comunidades indíegnas afetadas pelo garimpo em RR
Um garimpeiro de 53 anos foi preso na noite de quarta-feira (4) com 1 tonelada de ouro, carvão e resíduos de cianeto enquanto operava um local de processamento ilegal de ouro próximo à Terra Indígena Raposa Serra do Sol, no município de Bonfim. No local, agentes também encontraram maquinário de garimpo.
✅ Clique aqui para seguir o canal do g1 RR no WhatsApp
A prisão ocorreu em uma fazenda localizada a cerca de 2 quilômetros do limite da terra indígena, próximo ao km 130 da BR-401. Segundo a Polícia Rodoviária Federal (PRF), a estrutura estava em funcionamento no momento da abordagem.
👉 Uso do cianeto: O cianeto é usado no garimpo de forma semelhante ao mercúrio: a substância separa o ouro de outros minerais e o deixa limpo.
A substância é considerada perigosa por oferecer risco à saúde humana e ao meio ambiente, especialmente quando manuseada sem controle técnico adequado.
Homem é preso com minério nas proximidades da Raposa Serra do Sol
Divulgação/PRF
LEIA MAIS:
'Piscinas de cianeto' ameaçam três comunidades indígenas da Raposa Serra do Sol em Roraima, diz MPF
O homem foi encontrado operando o equipamento usado no processamento. Outras pessoas que também estavam no local conseguiram fugir antes da chegada dos policiais. O suspeito afirmou não saber informar quantas pessoas participavam da atividade.
Durante a ação, foi apreendida cerca de uma tonelada de minério, que contém uma mistura de ouro, carvão e resíduos de cianeto. O material será analisado para identificar a quantidade exata de cada componente. Equipamentos usados no processamento também foram apreendidos.
PRF e IBAMA apreendem maquinário de garimpo próximo à reserva indígena em Roraima
Divulgação/PRF
Segundo a PRF, o garimpo funcionava sem estrutura sofisticada, mas com alto potencial de causar contaminação ambiental devido ao uso do produto químico.
Apesar de o processamento ocorrer fora dos limites da terra indígena, a suspeita é de que o minério tenha sido extraído de dentro da Terra Indígena Raposa Serra do Sol e levado até o local para ser beneficiado.
A área foi embargada pelo Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama). O homem preso, o minério e os equipamentos apreendidos foram encaminhados à Polícia Federal, que investiga o caso.
Leia outras notícias do estado no g1 Roraima.