Irã está pronto para abrir mão de urânio enriquecido pelo fim das sanções, diz autoridade nuclear iraniana
09/02/2026
(Foto: Reprodução) Ali Khamenei e Donald Trump
Gabinete do Líder Supremo do Irã via AP; AP Photo/Evan Vucci
O Irã está preparado para diluir seu urânio altamente enriquecido caso os Estados Unidos suspendam todas as sanções contra o país, afirmou nesta segunda-feira (9) o chefe da agência de energia atômica iraniana, após a retomada das negociações com Washington.
✅ Siga o canal de notícias internacionais do g1 no WhatsApp
“Em conclusão, em resposta a uma pergunta sobre a possibilidade de diluir urânio enriquecido a 60%… o chefe da Organização de Energia Atômica disse que isso depende de todas as sanções serem suspensas em troca”, informou a agência oficial IRNA, referindo-se ao diretor do órgão, Mohammad Eslami, sem especificar se isso incluiria todas as sanções impostas ao Irã ou apenas as aplicadas pelos Estados Unidos.
Diluir o urânio significa misturá-lo com material de diluição para reduzir o nível de enriquecimento, de modo que o produto final não ultrapasse um determinado limite de enriquecimento.
O Irã tem cerca de 440 kg de urânio enriquecido a 60%, segundo estimativas da Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA), órgão da ONU responsável por regular a energia nuclear a nível mundial.
Esta reportagem está em atualização.
Veja os vídeos que estão em alta no g1