Operação da Polícia Penal combate grupos criminosos em presídios de Minas Gerais
23/12/2025
(Foto: Reprodução) Operação da Sejusp combate grupos criminosos em presídios de Minas Gerais
Sejusp/Divulgação
A Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp) iniciou na manhã desta terça-feira (23) a Operação Dominus, voltada para o combate a grupos criminosos no sistema prisional de Minas Gerais. Coordenada pela Polícia Penal, a iniciativa envolve 1.980 agentes e 19 drones de monitoramento.
Segundo a Sejusp, as ações são realizadas em 23 presídios e penitenciárias, que abrigam mais de 17 mil detentos. Entre as medidas previstas estão buscas em celas, apreensão de materiais ilícitos e transferências estratégicas de presos para enfraquecer estruturas criminosas.
✅ Clique aqui para seguir o canal do g1 Minas no WhatsApp
"A ação da Polícia Penal tem como objetivo romper a comunicação e hierarquia desses grupos, desarticular lideranças emergentes e impedir a consolidação de atividades ilícitas dentro das unidades prisionais", disse a secretaria.
A Operação Dominus ocorre após a primeira fase da Operação Sinapse, que mirou facções criminosas de atuação estadual. Agora, o foco está em núcleos locais identificados pela inteligência da Polícia Penal como potenciais aliados de grandes organizações do crime.
Veja os vídeos que estão em alta no g1
LEIA TAMBÉM:
Operação em presídios de MG transfere 10 detentos apontados como chefes do crime
Carga roubada de uísque e energético é recuperada na Grande BH; mulher foi presa