Vigilância Sanitária alerta sobre risco de botulismo após administração de toxina botulínica
05/04/2025
(Foto: Reprodução) Aplicação da substância deve ocorrer somente com profissionais habilitados; situação do produto pode ser verificada no site da Anvisa. A Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) emitiu um alerta neste mês para profissionais de saúde e pacientes sobre os riscos da aplicação da toxina botulínica (botox), utilizada para fins estéticos e terapêuticos. Com isso, a Vigilância Sanitária de Araucária reforça a importância de que o procedimento seja realizado apenas por profissionais qualificados, em locais autorizados e com produtos registrados.
O alerta da Agência Nacional surgiu após a notificação de dois casos de botulismo relacionados ao uso da substância. A Anvisa determinou a inclusão na bula da informação de que a toxina pode afetar áreas distantes do local da aplicação, podendo causar sintomas graves de botulismo horas ou semanas após o procedimento.
Se você ou alguém que você conhece apresentar sintomas de botulismo, incluindo dificuldade para engolir, falar ou respirar, consulte seu médico ou vá imediatamente até a Unidade de Pronto Atendimento (UPA). Ao procurar atendimento, é importante informar que recebeu injeção de toxina botulínica e os dados do medicamento, caso tenha disponível. Em casos graves, pode ocorrer paralisia muscular generalizada e até morte; por isso, não hesite em procurar ajuda.
Estabelecimento regular e procedência
A Vigilância Sanitária de Araucária reforça que a aplicação da substância deve ocorrer somente com profissionais habilitados, e que a regularidade do estabelecimento pode ser checada pelo telefone (41) 3614-7768.
Outro alerta é para que as pessoas utilizem somente produtos aprovados pela Anvisa e dentro do prazo de validade. A consulta da regularidade de uma toxina botulínica pode ser feita inserindo dados como nome do produto ou CNPJ do fabricante, disponível na embalagem.